The Garoupini Chronicles
domingo, fevereiro 01, 2004
 
Traduções...

“És um belo coiro!” foi esta a tradução para a frase “You´re an embarrasement!” no The Office do canal 2 deste Sábado. Não dá para entender. Simplesmente não dá! Mas quem faz estas traduções?! Não tem cérebro!? Inteligência!? Com este tipo de traduções , de facto, não deve ter! Desde à muito que, as traduções de filmes e series estrangeiras para português, têm arruinado a criatividade do seu criadores, mudando assim, ilegitimamente, a verdadeira mensagem que tencionam transmitir. É pena que uma série, como The Office, não tenha uma tradução que fosse, realmente, fiel aos “scripts” desta sitcom ,galardoada com dois Globos Dourados.
sábado, janeiro 31, 2004
 
PREVISÃO THE GAROUPINI CHRONICLES/MAYA
SPORTING-3 FC PORTO-1


 
Perigo Iminente

Uma palavra apenas: pesadelo! Já é chato e aborrecido quando acordamos cedo, mas depois passado uns minutos lá ficamos mais bem dispostos para encarar um novo dia. Mas aquilo que me aconteceu hoje não desejo nem ao meu pior inimigo. Como habitual, liguei a televisão e pus no VH1, o único canal que dá musica de jeito. Comecei bem, estava a dar “bohemian rapsody” dos Queen, nada mau mas...nada fazia prever o que iria acontecer a seguir. Horror e tragédia! Depois do clássico dos Queen, deu-se inicio ao “Celine Dion Day” Simplesmente brutal! Top 20 das musicas de Celine Dion! Desesperadamente procurei pelo comando que tardava em aparecer. Estava a ser atacado. Tinha o dia estragado. Quando finalmente encontrei o comando que iria trazer de volta a minha sanidade mental, não funcionava! Lancei-me o mais rápido possível para o botão da televisão, arriscando a minha integridade física, sempre com a esperança que este calvário tivesse um final. Finalmente tinha conseguido desligar! Mas...este episódio deixou-me marcas profundas e irreparáveis. Nunca mais serei o mesmo. O canal VH1 foi logo apagado da memória da minha televisão (pelo menos por hoje) para que não haja, de novo, a possibilidade deu eu ser vitima de terrorismo musical. Aconselho a fazerem o mesmo, pelos menos por hoje, visto ser o dia da Celine Dion no VH1.
sexta-feira, janeiro 30, 2004
 
8 anos e meio para o "canibal de Rotemburgo"

Terminou, hoje ,o julgamento do “canibal de Rotemburgo”. Armin Meiwes foi condenado a oito anos e meio de prisão, por homicídio. A acusação tinha pedido uma pena de 15 anos, por homicídio qualificado mas o tribunal de Kessel considerou que o arguido matou a vitima, Bernd Brandes, com o consentimento desta. Entretanto, os advogados de acusação já anunciaram que vão recorrer da sentença. Se for confirmado os oito anos e meio de prisão, o “canibal de Rotemburgo” poderá sair em liberdade, passado cinco anos, devido a bom comportamento.
terça-feira, janeiro 27, 2004
 
Big Brother Feher
Todos nós estamos profundamente impressionados com a morte de Feher. Todos nós lamentamos o ocorrido. Mas, mais uma vez, os media portugueses passaram os limites. A transformação deste triste acontecimento num verdadeiro Big Brother não tem qualquer desculpa. Principalmente a TVI. 1 hora e meia. Foi esta a duração do TVI jornal de segunda-feira dedicado à morte do atleta. Repetidamente passaram imagens da morte do jogador, dos mais diferentes ângulos, explorando tudo e mais alguma coisa que pudesse ter alguma relação com o acontecimento. Todos nós já visionamos as tristes imagens do jogador húngaro a cair repentinamente no relvado do estádio de Vitória de Guimarães e julgo que, sinceramente, não queremos visionar mais. Basta! Onde se encontra a responsabilidade ética e civil dos nossos media? De facto, já foi criado o tal “sexo em directo” mas , agora, criaram “a morte em directo”. Na realidade, este problema que os media em Portugal têm deve-se principalmente á verdadeira anarquia em que estão inseridos. Simplesmente, podem fazer tudo e mais alguma coisa sem que existam repercussões dos seus actos. Nada lhes acontece. As leis existem apenas não são aplicadas. Ora este caminho cada vez se torna mais grave. A exploração feita ao máximo da morte de um ser humano é a prova disso. Mas nem tudo é mau. Parabéns á SportTv. O canal desportivo tem, em sua posse, variadas imagens da morte do jogador, devido ás inúmeras cameras que se encontravam no estádio a fazer a cobertura do desafio. Embora as televisões generalistas já tenham pedido o acesso ás imagens, o canal de desporto claramente negou, proibindo a sua transmissão por respeito á família e amigos do Miklos Feher. A SportTv também já sabia de antemão da morte do jogador mas “congelou” a noticia, achando correcto esperar pelo comunicado do Benfica e do Hospital de Guimarães. Um exemplo a seguir.
 
The Golden Office

“People say, David you’re a brilliant singer/songwriter yeah” e “Who were your childhood heroes David? Gandhi, Pele, Ali, Clapton. (Please note high-percentage of black heroes.)”. Estas são apenas duas frases, verdadeiramente míticas, de David Brent, a principal personagem da serie “The Office”. Contra todas as previsões, Ricky Gervais (David Brent) ganhou o “Globo Dourado” para melhor actor numa serie cómica contra adversários de peso como Matt Le Blanc (Joey em Friends) .A supresa foi grande, ainda mais quando Ricky Gervais tem no seu currículo de actor apenas...David Brent. A sitcom da BBC foi a grande supresa dos prémios de televisão dos Golden Globes quando arrecadou o prémio de melhor serie cómica contra oponentes de peso tais como “Sex and the city” e “Will & Grace”. Foi a primeira vez que uma sitcom britânica ganhou um Golden Globe.

“The Office” pode ser visto em Portugal, aos sábados, pelas 22 horas na 2. Pena a tradução medíocre feita á serie já que muitas das piadas, infelizmente, passam despercebidas.

Destaque, ainda ,para o regresso em grande, do desaparecido Bill Murray(em tempos gozado por alguns) , que ganhou o Globo de Melhor Actor Cómico pelo seu desempenho em "Lost in Translation"







segunda-feira, janeiro 26, 2004
 
No comments


Powered by Blogger

Introduza o seu e-mail para subscrever o The Garoupini Chronicles


Qual a melhor personagem de sempre de uma sitcom?
  
Free polls from Pollhost.com
LINKS