The Garoupini Chronicles
quinta-feira, dezembro 18, 2003
 
REPORTAGEM: Beyond the sea - Uma nova filosofia
Liberdade, desafio e aventura. São estes os três aspectos que criam e formam a verdadeira essência do Surf. O fascínio pelo mar e pelas ondas abrange todos os praticantes desta modalidade. É um nova cultura. Cultura essa que para quem não pratica este desporto é muito difícil de entender. Desde uma obsessão infinita pelo mar, até uma linguagem gestual e falada própria , o mundo do Surf é algo muito diferente e original. É uma nova filosofia.

O Surf é um desporto que cada vez mais tem ganho adeptos em Portugal. Muitos começam mas rapidamente desistem. Outros não querem outra coisa.

Deixei o conforto de Lisboa por uma casa fria na Ericeira”

São 8 da manhã de Domingo. Manuel Grilo, 24 anos, a esta hora já se encontra acordado. Só pensa em arrumar a sua prancha de surf no seu Renault 5 de 1988 e partir em direcção ao mar. Guia pelas estradas e caminhos da Ericeira á procura da praia que tenha as melhores ondas “A procura constante pelo melhor local, é um vicio que não se explica, sente-se” Assume a sua paixão pelo surf, pelo mar e pelas ondas. Sobre o que sente quando está no mar Manuel não hesita em tentar explicar “Sinto-me optimamente, sinto-me parte da natureza e a interagir com ela da melhor maneira possível. Uma onda é um momento de prazer e adrenalina intenso.” Para muitos o surf não é apenas um desporto, é um estilo de vida. E nesta questão este estudante de História Contemporânea do ISCTE rapidamente concorda “É filosofia, terapia, desafio, aventura, competição, um estilo de vida fantástico que nos proporciona momentos intensos e profundos.”
Pratica Surf á 7 anos. Por causa da sua paixão por esta “filosofia” mudou bastante o seu estilo de vida “Praticamente deixei Lisboa e todo o conforto que a vida cosmopolita nos oferece, para uma casa fria na Ericeira só para estar mais perto daquelas ondas e daquele mar.” Nunca pensou que o Surf iria causar tanta diferença na sua vida, nos estudos e até mesmo nas amizades. “Continuo com os mesmo amigos de sempre mas apenas tenho menos tempo. É uma opção. Ás vezes, em vez de ir sair com eles, ir ao cinema ou almoçar prefiro ir para o mar. Mais complicada é a questão dos estudos. No entanto penso que quando estou a surfar, nunca é tempo perdido, é sempre tempo ganho.”

Uma nova realidade

Muitos começam a praticar Surf sem terem a noção do verdadeiro significado desta nova cultura, mas cedo se apercebem que entraram numa nova filosofia de vida. Hugo Ornelas é surfista á dez anos. Iniciou-se no Surf quando tinha apenas 14 anos e na altura nunca pensou que ao praticar este desporto, iria mudar tanto a sua vida. “Comecei porque era um chamariz de raparigas e por que dava estilo” conta envergonhado. “Ao inicio foi essa a razão mas depois comecei mesmo a perceber disto. Simplesmente adoro, dá-nos uma sensação de liberdade, de paz e de que tudo é perfeito.” Este estudante de gestão fala entusiasticamente sobre tudo o que envolve o Surf mas quando chega á altura de falar sobre a comunidade de surfistas perde a sua aparente calma e tranquilidade “Quando estamos no mar, é como se tivéssemos numa terapia, num mundo só nosso e o que existe muito na comunidade surfista hoje em dia é que está banalizada. Muitas pessoas não entendem e nem respeitam o que o surf representa.” Tal como o Manuel e muitos outros surfistas , o Hugo também mudou e até mesmo prejudicou a sua vida por causa do mar e do Surf “Já devia ter acabado o meu curso á dois anos mas por causa do surf acabo por não ter tempo para estudar. Aliás não sou capaz de estudar ou fazer qualquer coisa quando sei que o mar e as ondas tão boas para surfar, pego logo na prancha e tenho que entrar.”


Surf no feminino

“No inicio, quando estava no mar, sentia-me bastante deslocada porque era a única rapariga. Olhavam para mim de uma forma diferente e até mesmo as vezes gozavam comigo por eu ser rapariga mas com o tempo isso passou” diz Joana Esteves. Começou a fazer Surf quando tinha 18 anos. Inicialmente não achou muita piada “das primeiras vezes que entrei no mar para surfar não gostei. Não percebia o que é que aquilo tinha de interessante. Mas depois comecei a sentir-me muito bem lá dentro, senti-me livre e desinibida.” Com 25 anos, trabalha numa agência de publicidade durante a semana, mas todos os fins de semana tem presença marcada no mar da Ericeira ou da Costa da Caparica “Todos os fins de semana tenho que pelo menos ter contacto com o mar. Posso ás vezes nem entrar porque não existem ondas de jeito para a prática mas tenho que sentir o cheiro, a sensação de paz e tranquilidade que o mar me oferece.”
De à dez anos para cá o numero de mulheres a fazer Surf em Portugal tem aumentado. Embora não se possa ainda dizer que existe uma igualdade no numero de mulheres e homens a praticarem Surf, longe disso, hoje em dia já não é tão raro ver uma mulher com uma prancha de Surf. “Nos últimos anos têm aparecido mais raparigas no mar que o habitual. Julgo que se está a tornar num desporto cada vez mais popular para o sexo feminino.”


“O surf é uma forma de descanso mental e psíquico.”

A obsessão que existe dos surfistas por tudo o que envolve o surf é difícil de explicar. “Não existe uma explicação concreta e cientifica sobre este fenómeno,” diz Vanda Gomes, psicóloga, quando confrontada com esta situação. “Muitas dessas pessoas vêem no Surf como uma forma de escapar á realidade e aos seus problemas. Em casos extremos,preferem viver numa realidade fictícia com medo de enfrentar e confrontar os problemas que existem na verdade. Mas normalmente o surf é uma forma de descanso mental e psíquico. Podemos dizer que acaba por ser um tipo de vicio saudável. Umas pessoas preferem fumar para aliviar a tensão e o stress, outras fazem Surf.”



É um fenómeno difícil de explicar e entender. Mas na realidade cada vez mais a cultura surfer é popular e terá tendência para ganhar mais praticantes. Muitos surfistas receiam que a verdadeira essência do surf se perca por entre a sua banalização.


Autoria: Luís Garoupa



quarta-feira, dezembro 17, 2003
 
Huntley condenado a prisão perpetua
Chegou ao fim o julgamento de Soham. Ian Huntley foi dado como culpado das mortes de Jessica Chapman e Holly Wells e condenado a uma pena dupla de prisão perpetua. “Não mostrou misericórdia nem arrependimento” foi desta forma que o júri emitiu o seu veredicto após 16 horas de reflexão ao longo de três dias. A ex-companheiro de Huntley, Maxine Carr foi condenada a três anos de prisão por conspirar contra a justiça mas dada como inocente nas acusações de ter colaborado com Huntley no homicídios das duas raparigas.

A defesa de Ian Huntley baseou-se na tentativa de provar que as duas raparigas tinham morrido acidentalmente em casa do guarda do colégio de Soham.

Durante este caso foi ainda descoberto que Ian Huntley já tinha sido, anteriormente acusado de vários crimes de violação e assedio sexual a menores.

Este caso chocou o Reino Unido e o mundo, quando na pequena cidade de Soham, duas meninas de 10 anos desapareceram e mais tarde encontradas mortas.

 
"Ridículo" Reacção de Carlos Queiroz á possivel contratação de Abel Xavier
“Tudo isso é ridículo, feio e inoportuno. Mas, deverá ser conveniente para quem necessita de publicidade.” Foi esta a reacção de Carlos Queiroz ás noticias que davam quase como certo o ingresso de Abel Xavier no Real Madrid. O treinador português mostrou-se desagradado com a noticia avançada pelo jornal desportivo “Marca”, não só desmentiu a contratação de Abel Xavier mas também sublinhou que não pediu a contratação de um defesa, reiterando a confiança no actual plantel “merengue”.
terça-feira, dezembro 16, 2003
 
E o mais feio de entre os feios é...?
Chegou ao fim a sondagem The Garoupini Chronicles sobre o jogador de futebol mais feio a actuar na SuperLiga. E o "vencedor" foi... Fernando Aguiar! Aquele que á partida seria o candidato mais forte á vitoria, demonstrou nesta sondagem que de facto é o mais feio dos feios. Obrigado a todos que tomaram parte e participaram neste pequeno inquerito do The Garoupini Chronicles. Um novo inquerito brevemente no The Garoupini Chronicles.
 
Abel Xavier perto do Real Madrid
O jogador português Abel Xavier pode estar próximo de ingressar no Real Madrid. Segundo o jornal espanhol “Marca”, o internacional português faz parte da lista de contratações do clube de Carlos Queiroz já na abertura do mercado de transferencias em Janeiro. A necessidade de reforçar o sector defensivo “merengue” e o facto de Abel Xavier ser um jogador a custo zero fazem do seu ingresso no Real Madrid uma prioridade para Carlos Queiroz e Jorge Valdano. O antigo jogador do Benfica está vinculado ao Liverpool mas tem um acordo com a equipa inglesa para poder sair a custo zero. Queiroz e Xavier já trabalharam juntos aquando do mundial de juniores de 91, de onde Portugal saiu campeão da categoria.
segunda-feira, dezembro 15, 2003
 
Zidane eleito melhor do mundo
Zinedine Zidane foi hoje distinguido pela FIFA como o melhor jogador do ano. Depois de já ter recebido este prémio por duas vezes, em 1998 e 2000, quando ainda jogava pela Juventus, o agora jogador do Real Madrid foi considerado pela terceira vez o melhor do mundo. Deste modo, “Zizou” iguala o brasileiro Ronaldo como os jogadores que foram mais vezes distinguidos pela FIFA. Lembre-se que Ronaldo também já ganhou este prémio três vezes (1996, 1997 e 2002).Numa votação realizada por todos os seleccionadores mundiais, Thierry Henry foi considerado o segundo melhor e o companheiro de Zidane no Real Madrid, Ronaldo, ficou pelo terceiro lugar. Luís Figo , que recebeu o prémio de melhor jogador em 2001, ficou-se este ano pelo 11º lugar.

Os cinco melhores foram :

1º Zidane
2º Henry
3º Ronaldo
4º Nedved
5º Roberto Carlos

domingo, dezembro 14, 2003
 
“Miracles” no Parque das Nações
A Ponte Vasco da Gama e o Parque das Nações são o cenário do novo videoclip dos Pet Shop Boys, “Miracles”. As gravações decorreram nos dias 14 e 15 de Outubro na zona do Oceanário mas sem a presença do grupo inglês. O videoclip já anda a ser transmitido pelas televisões de todo o mundo, sendo em Portugal possível assistir ao vídeo nos canais de musica da TvCabo. “Miracles” é o novo single da banda e faz parte da compilação dos maiores êxitos da banda “PopArt”.

Powered by Blogger

Introduza o seu e-mail para subscrever o The Garoupini Chronicles


Qual a melhor personagem de sempre de uma sitcom?
  
Free polls from Pollhost.com
LINKS